Nem todo mundo sabe disso, mas viajar com drone é um pouco mais complicado do que parece. Nesse artigo eu vou te contar tudo o que você precisa saber para evitar qualquer tipo de problema.
O uso de drone por viajantes está se tornando cada vez mais popular. Eu mesmo utilizo em todas as minha viagens. É um equipamente poderoso para captura de imagens dos mais diferentes tipos.
Mas atenção! Não é só chegar no lugar e decolar o drone, principalmente em outros países. É fundamental cque você conheça a legislação do país que vai viajar, sendo que em certos casos, é melhor não levar. Você pode ter seu drone apreendido ainda no aeroporto.
Viajando com drone para outro país
Cada país tem sua própria regulamentação. Alguns proíbem a entrada, como Egito e Cuba, por exemplo. Outros exigem alguns registros mais burocráticos e algumas regras para voar. Outros exigem uma autorização antes do voo, como o Panamá. Alguns não exigem nada e outros não possuem regulamentação alguma, como a Bolívia.
Viajei para alguns países recentemente e não tive problema algum, mas sempre fico com receio e pesquiso bem sobre o país para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.
Em geral, os países que permitem tem regras bem parecidas, que são as mesmas ou similares com as do Brasil. As principais regras, são:
- Não voar a menos de 5 km de distância de aeroportos e áreas militares.
- Não voar acima de 120 m de altura.
- Não voar acima de aglomerações de pessoas.
- Voar somente na distância onde o drone esteja visível a olho nu.
- Respeitar a privacidade das pessoas (por exemplo, não filmar apartamentos, onde as pessoas possam ser vistas).
É claro que estas regras tem variações de um país para outro, mas no geral são bem parecidas.
Regra de uso de drone em cada país
Como falamos, alguns países tem regras bem rígidas para o uso irregular de drones. Violar estas regras pode resultar em vários problemas, como ter o drone confiscado, multas ridicularmente caras e até prisão.
Mas não se preocupa, na maioria dos casos, se você tiver o seu drone confiscado no aeroporto, você pode retirá-lo na saída, o que atrapalhará um pouco a sua viagem, poís na maioria das vezes não saimos pelo mesmo aeroporto que entramos. Maaas, é melhor que ter o prejuízo de perder o seu drone de vez.
Na maioria dos casos, vale mais a pena gastar um pouquinho a mais para voltar pelo mesmo aerporto, do que perder o brinquedinho.
Mas como saber em qual país eu posso ou não levar?
Encontrei esse mapa na google com todos os países mapeados e seus respectivas regras.
Clicando no ícone do país você pode conferir as regras oficiais. O mapa registra as leis do órgão governamental apropriado de cada país e é atualizado com frequência.
Além das normas tem links para os sites e formulários de registro para pedir permissão para voar em cada país. No caso dos EUA, como as leis variam de um estado para outro, há também leis estaduais separadas. Então é sempre bom separar um tempinho do seu tempo para registrar o drone dentro das leis do país que estiver indo visitar.
O mapa se divide em categorias, e cada uma delas tem a sua cor.
Verde – O uso de drones é geralmente permitido.
Amarelo – O uso do drone é limitado ou pode exigir registros burocráticos.
Vermelho – O uso de drones é proibido ou possui restrições rigorosas.
Cinza – Não há leis estabelecidas e aplicáveis para drones (UAV).
Outro site que possui um mapa com as leis de drone por país é o Drone Regulations. Basta clicar no país desejado que abre a página com as informações.
Como transportar o drone no avião:
A ANAC não tem regras específicas sobre o transporte de drones em aviões. Porém as companhias aéreas tem suas próprias regras.
O ideal é consultar minuciosamente as regras de bagagem perigosa no site da companhia aérea que vai viajar.
Mas algumas companhias estão proibindo o drone como bagagem de mão. E quanto às baterias se aplica ao contrário, proíbem no porão e permitem como bagagem de mão.
Como a mochila original do Mavic é bem pequena, sempre levei dentro de outra mochila maior. Nunca tive problemas no Raio X, mas sempre há riscos, e cada vez mais, fico em dúvida se levo ou não na viagem.
As regras para baterias de Lítio são meio confusas e depende do Wh (capacidade de watt-hora), que no caso do Mavic é de 44Wh. Lendo as regras da Latam, por exemplo, presumi que é permitido levar tanto drone (não cita especificamente), como as baterias na bagagem de mão.
As restrições sobre baterias de lítio se dão porque elas correm o risco de entrarem em combustão espontaneamente e pegar fogo. Existe para vender no mercado saquinhos com material isolante corta fogo para baterias, chamado de Lipo Guard. Comprei um no Mercado Livre para levar as 2 baterias reservas.
Carregue sempre a ota de seu drone junto para evitar qualquer problema com a alfândega na volta ao Brasil.
Se for viajar com o seu drone, segue cedo!
Uma dica simples se vai viajar com seu drone é chegar cedo no aeroporto. Desta forma se você tiver algum problema e não puder embarcar com ele você terá tempo de pensar em uma solução.
Você pode procurar um guarda-volume e deixar ele até a sua volta.
Voando com o seu drone
Depois que você passou pelos aeroportos, e entendeu as regras sobre o uso de drone em outro país, preste bem atenção e tenha todos os cuidados ao decolar seu drone.
Para evitar qualquer tipo de complicação, voe apenas em áreas seguras.. Procure evitar grandes cidades, onde está sempre com movimento de pessoas e policiais. Em cidades grandes também é comum haver perda de sinal de GPS pela quantidade de antenas e ter interferência no sinal.
Lembrando que é sempre recomendado viajar com um seguro para o seu drone, até porque drone nenhuma é baratinho. Procure o que se encaixe melhor com a sua necessidade e bora aproveitar esse mundo!
Estas foram algumas dicas de ouro para que você viaje com o seu drone para outros países.
Se você já passou algum perrengue com o seu drone, por favor, nos conte nos comentários.
E aí, curtiu nossas dicas? Se gostou do conteúdo não deixe de dar uma olhada em outros artigos aqui no nosso blog, com certeza você vai encontrar dicas preciosa que vão fazer toda a diferença no momento da viagem!