A maior cidade da região é Alice Springs, que fica a 450 km de Uluru, uma excelente opção para quem não quer dirigir por mais de 2 mil km (como fizemos). Partimos de Cairns depois de percorrer mais de 15 mil km pela costa da Austrália, saindo de Brisbane para Melbourne com o objetivo de conhecer TODO o país. Quando digo todo, é todo mesmo: uma volta completa, percorrendo mais de 30 mil km, explorando desde as praias mais belas do país até as rochas mais perfeitas que já vimos.
ASSISTA O ROTEIRO COMPLETO DESSE LUGAR MAGNÍFICO:
POR QUE ULURU É TÃO IMPORTANTE?
Uluru, também conhecido como Ayers Rock, é famoso por sua impressionante coloração vermelha. Este ícone natural é sagrado para os povos indígenas Anangu, que veem a formação rochosa como um centro espiritual repleto de histórias e lendas. Além de sua significância cultural, Uluru é uma maravilha geológica e um Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecido tanto por seu valor natural quanto cultural.
A rocha atrai turistas de todo o mundo, especialmente para apreciar as mudanças de cor ao amanhecer e ao entardecer. O Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, onde Uluru está localizado, é gerido de forma a preservar suas qualidades ambientais e culturais, refletindo uma colaboração exemplar entre os Anangu e o governo australiano. Visitar Uluru não é apenas uma experiência visual deslumbrante, mas também uma imersão em uma rica tapeçaria de história e espiritualidade indígena.
QUANTO CUSTA?
O valor da entrada para o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta é de $38 por adulto, válido por 3 dias, ou $50 pelo ticket anual por pessoa. Crianças e jovens até 17 anos não pagam.
O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL DE ULURU-KATA TJUTA?
Nós fomos ao parque todos os três dias que tínhamos direito porque não dirigimos mais de 2 mil km para conhecê-lo apenas um dia, mas tudo depende da sua agenda.
No primeiro dia, fomos ver o nascer do sol em Uluru. Ficamos em um camping gratuito a apenas 7 minutos do parque (25°13’29.0″S 131°03’59.3″E). O camping está no WikiCamps como “day use area”, e, embora você possa encontrá-lo no aplicativo como “Not a legal camping”, pode dormir lá sem problema. Nós mesmos dormimos lá por 3 dias. Estava sempre cheio de carros, mas não se preocupe, há espaço suficiente.
NASCER DO SOL
O nascer do sol em Uluru divide opiniões porque você não assiste exatamente ao nascer do sol, mas sim à mudança de cor de Uluru. O sol nasce de um lado e Uluru está do outro. Minha recomendação é que você assista ao nascer do sol no Sunset Car Park e ao pôr do sol no Sunrise Car Park. Assim, você terá uma vista ampla de Uluru com o sol ao fundo, o que, na minha opinião, é fantástico.
FREE WALKING TOUR
Às 10:00h da manhã, ocorre um free walking tour com os rangers da região, que explicam por aproximadamente 40 minutos a história de Uluru e toda a sua importância. É uma experiência muito interessante e você provavelmente descobrirá coisas que não encontra na internet sobre a grande rocha.
CAMINHADA EM VOLTA DO ULURU
Uma boa maneira de conhecer todas as partes da rocha é por caminhada, mas se você não é apto para percorrer 10 km, pode optar por alugar uma bicicleta ou até mesmo uma scooter. Mas já aviso: tudo nessa região é superinflacionado. Optamos por andar. A trilha é tranquila e plana, sem caminhos com pedras que dificultem a caminhada.
Durante a caminhada, você observa Uluru de diversos ângulos, e cada parte tem uma história diferente. Você passará por muitas pinturas rupestres de anos e anos atrás, pelo Muṯitjulu Waterhole e Kantju Gorge.
PÔR DO SOL
Fomos assistir ao pôr do sol no Sunset Car Park porque queríamos ver a troca de cores de Uluru. Uluru é feito de arenito, então sua cor varia de um laranja até um vermelho vibrante durante o pôr do sol. É também um excelente local para tirar fotos e fazer um piquenique.
Mas se você quer uma vista privilegiada, sugiro que pare no acostamento um pouco antes da entrada do Car Park. Provavelmente você verá alguns carros parados lá também. Você terá uma vista, digamos, privilegiada.
SEGUNDO DIA NO PARQUE NACIONAL DE ULURU-KATA TJUTA
No segundo dia, fomos conhecer as rochas de Kata Tjuta. Acordamos bem cedo para assistir ao nascer do sol, e aqui sim, o melhor lugar é o Sunrise Car Park. Você terá uma vista surreal das rochas de Kata Tjuta e Uluru, uma experiência única que vale o esforço de acordar cedo.
O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL DE ULURU-KATA TJUTA?
Em Kata Tjuta existem duas opções de caminhada: uma de 2,6 km pelo Walpa Gorge e outra de 7,4 km pelo Valley of the Winds.
Walpa Gorge Walk:
• Distância: 2,6 km (ida e volta)
• Duração: Cerca de 1 hora
• Descrição: Esta trilha relativamente fácil leva você pelo desfiladeiro de Walpa, onde pode apreciar as formações rochosas de perto e a vegetação resistente que cresce nas fissuras das rochas. É uma caminhada curta, ideal para quem tem tempo limitado.
Valley of the Winds Walk:
• Distância: 7,4 km (circuito completo)
• Duração: 3-4 horas
• Descrição: Esta é a trilha mais popular e desafiadora em Kata Tjuta, oferecendo vistas espetaculares das cúpulas e do deserto ao redor. A trilha passa por dois pontos de observação principais: Karu Lookout (a 1,1 km do início) e Karingana Lookout (a 2,7 km do início). O circuito completo proporciona uma experiência imersiva na paisagem e na tranquilidade do local.
Infelizmente, Kata Tjuta não possui nenhum free walking tour, mas você pode contratar um tour diretamente no Visitor Center. Visualmente, as caminhadas por Kata Tjuta são bem mais bonitas que as de Uluru, passando por dentro do vale, com aquelas paredes gigantescas e muita natureza ao redor.
KIT DE SOBREVIVÊNCIA
O deserto australiano é um local bem seco e com temperaturas que podem chegar a 40 graus. Portanto, é recomendável beber muita água e evitar caminhadas após as 11:00h, quando as temperaturas estão acima de 36 graus.
Outra dica MUITO IMPORTANTE é se preparar psicologicamente para a quantidade incontável de moscas que estarão ao seu redor. Sugiro que você compre uma rede de proteção para o rosto, assim sua estadia será menos estressante. E se você pensa em programar sua viagem para uma época sem moscas, infelizmente essa época não existe. Fiz minha viagem no inverno, quando supostamente não haveria muitas moscas, mas mesmo assim quase surtei. No entanto, valeu cada minuto. O Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta é incrível e vale muito a pena conhecer este lugar tão sagrado e especial para os povos da região.
E aí, curtiu nossas dicas? Se gostou do conteúdo não deixe de dar uma olhada em outros artigos aqui no nosso blog, com certeza você vai encontrar dicas preciosa que vão fazer toda a diferença no momento da viagem!