Existem várias maneiras de conhecer Fraser Island, mas confesso logo no início que, para uma viagem inesquecível à ilha, você precisa se aventurar com um carro 4×4 por suas “trilhas”, passar por dentro de florestas, nadar em lagos cristalinos de água doce e acampar no meio do nada.
Há forma mais “cômoda” de conhecer a Fraser Island é por tour, mas como aqui o objetivo é viver e explorar o máximo do lugar, nos vamos nos aventurar em uma viagem de 4×4 por dentro da ilha. E vai por mim, depois que você terminar de ler essa postagem você vai me agradecer por facilitar de mais a sua vida e te entregar uma experiência única em uma das ilhas mais belas da Austrália.
Se você está um pouco inseguro de dirigir um 4×4 em um lugar tão diferente e isolado, não se preocupe.
É importante mencionar que esta foi a primeira vez que dirigimos um 4×4 na areia e que tivemos que estudar muito antes de viajar para Fraser Island. Pode parecer estranho no início, mas rapidinho você pega o jeito. E confesso que assimq eu desci do ferry já bateu um medinho.
Nessa post, daremos todas as dicas que aprendemos em nossas pesquisas e vivendo, para que você possa explorar de forma segura esse lugar tão diferente e único.
1) Roteiro em Fraser Island
O roteiro em Fraser Island não depende apenas de você, mas sim da maré.
O que isso significa?
Existem várias atrações na Fraser Island que merecem ser visitadas e que vamos citar neste post. No entanto, a ordem da visita vai depender dos horários em que a maré estiver alta ou baixa. Lembrece, isso é MUITO IMPORTANTE.
De maneira geral, não é seguro dirigir na praia 2 horas antes ou 2 horas depois da maré alta. Quando você aluga um carro 4×4 em Hervey Bay, a cidade base para você chegar em Fraser Island, você recebe um papel com o horário das marés na ilha de areia.
Caso você vá com o seu próprio veículo, basta ir no visitor center e pedir um folheto com os horários das marés.
Durante o período “proibido” que mencionamos acima, não é recomendado entrar na praia. Nesse caso, existem várias outras atrações seguras no interior na ilha, como o Lago Mackenzie e o Lake Boomanjin, para você aproveitar o tempo até que a maré baixe novamente e você possa dirigir ao longo da praia.
Principais atrações do interior da ilha
Lago Mackenzie
Esta foi, sem dúvida, a atração mais incrível da ilha. Parece Maldivas?
Não se deixe enganar: o Lago Mackenzie é formado por água doce cristalina puríssima, de cor azul, que emerge em um cenário de areia branquinha e várias árvores. Um verdadeiro paraíso de água doce!!!
Atenção: é proibido beber e comer na praia em virtude de presença de Dingos, que são uma espécie de cachorro selvagem encontrado em várias partes da Austrália. No estacionamento, no entanto, você encontrará mesas para piquenique localizadas em um ambiente cercado e protegido.
Lago Wabby
De cor verde esmeralda impressionante, o Lago Wabby é cercado por enormes dunas de areia e florestas.
É possível acessá-lo pela praia ou pelo interior da ilha. Fomos pela praia, onde aproveitamos a maré baixa para deixar o carro estácionado ao lado de outros carros de tour que estavam esperando a galera.
A trilha é bem tranquila, aproximadamente 20 minutos para ir e 20 para voltar, mas prepare as pernas, na volta tem uma subida pesadinha, mas o visual incrível do lago super compensou.
Lagos Birrabeen
A região sul de Fraser Island também abriga vários outros lagos incríveis, como o Birrabeen, o Benaroon e o Bomanjin.
Apesar de serem lagos lindos, essa região é bem mais vazia do que os famosos lagos Mackenzie e Wabby. Por isso, se você procura sossego, aproveite!
No dia em que fomos, ficamos praticamente 1 hora só nós e esta natureza incrível!
Central Station
Desta região, partem várias trilhas que passam dentro da rain forest e percorrem as margens do rio Wanggoolba.
Lá você também encontrará banheiros, mesas para piqueniques e casas de madeira com várias informações sobre a origem, a fauna e a flora de Fraser Island.
Principais atrações na costa da ilha
Localizada na Costa Leste de Fraser Island, a 75 Mile Beach Drive é uma “estrada” de 75 milhas na areia, que se estende entre as principais atrações do litoral da ilha.
Você dirigir diretamente na areia da praia, a 75 Mile Beach Drive é considerada uma estrada que faz parte da Bruce Highway, a principal rodovia de Queensland, aplicando-se, portanto, apersar de ser uma ilha todas as regras de direção na Austrália devem ser respeitadas.
Eli Creek
Considerada a atração mais popular e mais cheia da 75 Mile Beach Drive, Eli Creek é um rio formado de água verde, filtrada pela areia da ilha, onde os visitantes vão para nadar ou mesmo para descer de boia correnteza abaixo. Já vou avisando para não se empolgar muito, pois o rio não é tão fundo, mas da para se divertir.
A apenas alguns metros antes do Maheno Shipwreck você vai passar por essa carcaça de jubate que ficou presa em 2023.
Maheno Shipwreck
Um dos pontos mais fotografados da ilha, Maheno Shipwreck é um antigo navio de luxo, também utilizado como um hospital durante a Primeira Guerra Mundial, que encalhou em Fraser Island em 1935, devido a um violento ciclone ocorrido na região.
The Pinnacles Coloured Rocks
Nessa região, você verá um pequeno conjunto de rochas em tons de amarelo, formadas naturalmente de areia.
Red Canyon
Outra formação rochosa interessante, esse paredão vermelho margeia uma parte específica da praia.
Indian Head
Localizado no norte da ilha, o Indian Head é uma rocha elevada, de onde é possível ter belas vistas do mar e da praia. É também um ponto famoso para observação de baleia.
Observação: Quando eu estive lá o Indian Head estava fechado devido uma turista ter se machucado no local, como eles não possuem controle sobre o local preferiram desativa-lo, mas vale a tentativa de visitar.
Champagne Pools
A champagne Pools é um dos poucos lugares que é permitido entrar no mar do lado norte da ilha, devido ser um local cercado por rochas e que dificilmente entrará um tubarão, crocodilo ou milhares de água vivas.
Inclusive fomos para lá no nascer do sol, e que nascer do sol meus amigos!
Não fomos até o topo da ilha porque achamos um pouco demais, e como estavamos sozinhos não teria ninguém para nos ajudar caso aconteça alguma coisa de errado, como ficar atolado.
Mas depois de conversarmos com um guia que encontramos em um camping que entramos para usar o banheiro, ele SUPER recomendou irmos para o outro lado da ilha, que para ele seria o mais bonito da ilha, e o que as pesssoas menos exploram, e é claro que fomos para lá.
A travesseia demora algumas horas, as distâncias são muito longas e tem muita areia desse lado, mais valeu muito.
Dirigimos até o camping area de Woralie Creek, onde supostamente iriamos passar a noite, mas decidimso dirigir um pouco pela praia para explorar um pouco a região, e felizmente fizemos a coisa certa, encontramos o paraíso que é o camping area de Awinya Creek.
O camping perfeito para passar a noite, mas era tão perfeito que achamos uma noite pouca e decidimos ficar 2 noite, um lugar completamente nosso, tinha apenas alguns carro, bem afastado, então tivemos total privacidade.
Para mim esse lado é o lado mais bonito da ilha, diferente do outro que incrívelpossiu um mar bem agitado e carros passando toda horas, esse lado é mais calmo, nenhum carro passando, e um pôr do sol incrível.
Locais para serem evitados
As estradas de Fraser Island são uma mistura de caminhos demarcados de areia fofa no interior da ilha e condução diretamente nas praias, onde não existem estradas claramente marcadas. No entanto, por razões de segurança, algumas praias são fechadas ao tráfego de veículos. Para conferir o mapa “rodoviário” de Fraser Island, clique aqui e observe as linhas vermelhas nas praias do oeste. Essas áreas são classificadas como “no vehicle zone”, ou seja, zonas proibidas para o trânsito de automóveis.
Se você estiver dirigindo um carro alugado, é importante ficar atento às possíveis restrições impostas pela locadora. Geralmente, elas proíbem a condução em qualquer praia do oeste, ao norte de Indian Head, assim como dirigir à noite.
Mas não se preocupe, ainda há muitos quilômetros de estradas de areia para você aproveitar ao máximo com o seu 4×4.
Como chegar em Fraser Island
A maneira mais prática de chegar a Fraser Island é utilizando os ferries que partem de Hervey Bay. A Fraser Venture Barge e o Kingfisher Bay Ferry operam rotas que conectam o porto de River Heads, localizado a aproximadamente 15 km de Hervey Bay, aos portos de Wanggoolba Creek e Kingfisher Bay Resort, respectivamente, em Fraser Island.
Outra opção é o ferry operado pela empresa Manta Ray, que parte de Rainbow Beach, a cerca de 135 km ao sul de Hervey Bay, e chega a Fraser Island pelo porto de Hook Point.
Nos entramos pela Inskip Point Road, e pagamos o valor de $140,00 por um passe de 30 dias, podendo voltar dentro desse período.
Tudo sobre dirigir um 4×4 em Fraser Island
Fraser Island é um verdadeiro paraíso para os amantes de off-road. Suas trilhas de areia fofa no interior e suas praias intermináveis tornam o trajeto tão espetacular quanto o próprio destino. Apesar de desafiadoras, as trilhas podem ser perfeitamente percorridas por pessoas com pouca ou nenhuma experiência em dirigir na areia, desde que o motorista esteja atento a todos os cuidados necessários ao conduzir em um lugar tão único no mundo.
Dicas para dirigir na areia
Essa foi a nossa primeira experiência dirigindo na areia e, de certa forma, nossa primeira experiência off-road. Antes disso, nossa única vivência com 4×4 havia sido na Ilha de Páscoa, em uma estrada de terra que nem estava tão ruim. Assim como no nosso caso, a maioria dos carros alugados em Fraser Island são destinados a pessoas inexperientes em “sand driving”.
Por isso, é fundamental chegar na hora exata marcada para o aluguel e assistir atentamente a um vídeo obrigatório de aproximadamente 1 hora, que fornece informações básicas sobre como dirigir em Fraser Island. Além disso, o funcionário da agência falará sobre as condições das trilhas naquele dia, apresentará o carro, dará algumas dicas práticas e entregará uma cartilha com o resumo de tudo o que foi explicado.
Posição do diferencial
Uma das instruções mais importantes diz respeito à posição do diferencial. O veículo possui uma alavanca com 4 posições possíveis, das quais você utilizará 3: uma para o asfalto, outra para a areia fofa do interior da ilha e outra para a areia firme das praias. Não se preocupe em decorar, pois tudo estará descrito na cartilha que você receberá.
Pneus
Outra dica importante é a redução da pressão dos pneus. No nosso caso, como havia chovido nos dias anteriores, a areia não estava tão fofa e não foi necessário ajustar a pressão dos pneus. No entanto, em períodos mais secos, pode ser necessário reduzir a pressão assim que você chegar na areia.
Vale lembrar que uma das adaptações importantes para os veículos que trafegam em Fraser Island é o uso de pneus próprios para areia. Esses pneus são maiores, mais largos e não ficam totalmente inflados, então é sempre bom confirmar, antes de sair da agência, se será realmente necessário ajustar a pressão dos pneus.
Se for preciso desinflar os pneus, lembre-se de inflá-los novamente ao retornar ao asfalto.
Cruzando os riachos
Ao longo da 75 Mile Beach Road, você precisará atravessar vários pequenos riachos. Essas travessias geralmente não apresentam muita dificuldade, já que os riachos são rasos. O perigo reside no excesso de confiança, pois, com o tempo, você pode achar divertido cruzar os riachos e acabar fazendo isso em alta velocidade.
Esse é o maior risco. O curso da água pode criar degraus nas margens, o que pode fazer o carro saltar se passar em alta velocidade. Isso aconteceu com a gente. Nos distraímos com a paisagem e não percebemos um riacho maior à frente. O resultado foi um grande salto dentro do Eli Creek.
Embora seja divertido e cinematográfico saltar com o carro no rio, não é algo que recomendamos, pois, além de aumentar o risco de capotamento, essa é a principal causa de danos aos veículos alugados, podendo quebrar ou entortar o eixo dianteiro.
Portanto, evite dores de cabeça e reduza a velocidade antes de atravessar qualquer curso d’água!
Estacionando na praia
Sempre estacione seu carro perpendicular ao fluxo de veículos. Isso permitirá que os outros motoristas saibam que você está parado. É importante também estacionar acima da linha da maré alta, pois, caso você tenha algum problema com o carro (como uma pane elétrica), seu veículo não será levado pela maré.
Tô ficando atoladinho
Quem dirige na areia sempre corre o risco de ficar atolado. O importante nessa situação é manter a calma. Se perceber que está acelerando e o carro não está se movendo, tire o pé do acelerador imediatamente. Quanto mais você acelerar, mais fundo as rodas cavarão e mais atolado você ficará.
Na maioria das vezes, a solução é simples: basta engatar a ré e acelerar suavemente para sair. Se isso não funcionar, talvez seja necessário desinflar um pouco os pneus e usar uma pá para cavar uma “rampa” atrás das rodas, tentando sair de ré.
Se nada funcionar, sente-se e espere a ajuda de outros motoristas para guinchá-lo para fora do atoleiro.
Divida a pista… com aviões!!!
Como mencionado, não há estradas demarcadas nas praias. Você dirige diretamente na areia, dividindo o espaço com outros carros, pedestres, dingos e… aviões. Isso mesmo, aviões! Parte da praia também é usada como pista para pousos e decolagens de aviões de pequeno porte. Portanto, ao ver uma placa indicando a presença de aviões, procure por aeronaves decolando ou pousando. Caso haja uma, puxe o carro para a parte mais alta da praia e ceda espaço, pois os aviões têm prioridade.
Nós não presenciamos nenhum avião pousando ou decolando, mas é bom saber que essa situação pode ocorrer e é importante estar atento.
Para mais dicas sobre como dirigir com segurança na ilha, leia aqui o guia oficial de Fraser Island (em inglês).
Quantos dias ficar em Fraser Island
Em 2 dias, é possível conhecer as atrações que descrevemos neste post.
No entanto, se você tiver disponibilidade, recomendamos que fique 3 dias na ilha, para poder curtir cada atração com mais calma e visitar alguns lugares que não fomos, como Eurong Beach (um ótimo lugar para ver o nascer do sol), Champagne Pools e o outro lado da ilha.
Onde se hospedar em Fraser Island
Nós acampamos todos dias pois estavamos com o nosso próprio carro, então tinhamos tudo, e estavamos fortemente preparado, ficamos em 3 campings nesses 4 dias (ficamos um dia sem fazer nada, apenas apreciando a maravilha que é esse lugar).
Camping dia 01: Cornwells Campground
Camping dia 02: Waddy Point
Camping dia 03: Awinya Creek camping area
Nossa dica para quem vai acampar é chegar ao camping pelo menos meia hora antes de anoitecer, para que você possa escolher um bom lugar e tenha tempo de montar a barraca enquanto ainda está claro. Ficamos no camping Dundubara e ficamos muito satisfeitos com a estrutura, que conta com banheiros e chuveiros amplos e limpos. Importante mencionar que os chuveiros do camping são pagos à parte, e você precisará inserir moedas para que eles funcionem.
Outras formas de explorar Fraser Island
Existem basicamente três formas de explorar Fraser Island:
- Alugar um 4×4 ou comprar, como fizemos e descrevemos.
- Tours realizados em grandes ônibus, adaptados para dirigir na areia.
- Tours no estilo “Tag Along”, que consistem em um comboio de 4×4, onde o guia dirige o primeiro carro do grupo e os demais viajantes que quiserem se revezam na direção dos outros veículos.
Em resumo, os tours de ônibus são mais baratos e mais fáceis, mas não proporcionam a verdadeira experiência de Fraser Island e tendem a ser bastante cheios. Já os tours “Tag Along” permitem que você experimente dirigir um 4×4 na areia, com a segurança de ter um guia à frente, mas você fica limitado ao ritmo do tour.
Por tudo isso, confie em mim: estude beeem este post e se aventure em um 4×4 por conta própria!
E aí, curtiu nossas dicas? Se gostou do conteúdo não deixe de dar uma olhada em outros artigos aqui no nosso blog, com certeza você vai encontrar dicas preciosa que vão fazer toda a diferença no momento da viagem!