O que ver e fazer em 1 dia em Kings Canyon

Se você está indo para o Centro da Austrália, provavelmente já ouviu falar sobre Kings Canyon como uma parada obrigatória.

Estamos viajando pela Austrália há 6 meses e visitamos Kings Canyon uma vezes nesse período. Aqui, você encontra tudo o que precisa saber sobre Kings Canyon.

Kings Canyon é uma das paisagens mais impressionantes do país, com penhascos vermelhos de até 300 metros de altura e vales verdes cheios de palmeiras e aves. A trilha ao redor do cânion, conhecida como Kings Canyon Rim Walk, é uma das nossas caminhadas favoritas de todos os tempos. Este é um lugar que você não pode perder!

Kings Canyon se formou há centenas de milhões de anos. Naquela época, toda a região central da Austrália estava submersa em um vasto mar, e hoje você ainda encontra evidências disso no arenito. Com o tempo, o arenito foi se desgastando, criando essa paisagem incrível que vemos hoje.

Melhor época para visitar Kings Canyon

O melhor período para visitar Kings Canyon é durante os meses mais frios, de maio a outubro. As noites podem ser um pouco frias, mas os dias frescos são ideais para as trilhas.

Como chegar em Kings Canyon

Kings Canyon fica no Parque Nacional Watarrka, no Território do Norte. São cerca de 5 horas de carro de Alice Springs ou 4 horas de Yulara/Uluru. Se você estiver com seu próprio carro e quiser dirigir de Yulara/Uluru até Kings Canyon, é só voltar pela Lasseter Highway e virar à esquerda na Luritja Drive. Se preferir, a empresa AAT Kings oferece um passeio de um dia saindo do Ayers Rock Resort, em Yulara.

Para quem está em Alice Springs, há várias opções de rota dependendo do tipo de veículo e da disposição para dirigir em estradas de terra. Se você estiver com um veículo 4×2, ou preferir ficar nas estradas asfaltadas, vá até Ghan (Erldunda Roadhouse) e siga em direção a Uluru antes de pegar a Luritja Road para o norte.

Quanto tempo é ideal para Kings Canyon?

É possível visitar Kings Canyon em um bate-volta, e a AAT Kings oferece esse tour saindo de Yulara/Uluru. Mas nós recomendamos passar alguns dias por lá para absorver a grandiosidade do lugar.

Como nós temos os nosso próprio carro nós optamos por ficar dois dias, no primeiro dia fizemos um free walking tour guiado por um ranger do local, e no dia seguinte fizemos a trilha mais longa, dando uma volta completa no cânion.

Onde se hospedar em Kings Canyon

O local mais próximo ao cânion para se hospedar é o Kings Canyon Resort, com opções que vão desde acampamentos simples até luxuosas tendas estilo safári.

Outra opção é o Kings Creek Station, a cerca de 30 minutos de distância. Este local oferece áreas para camping e cabanas. Já o acampamento gratuito mais próximo é o Ginty’s Lookout, a cerca de 30 km do cânion, mas é necessário um carro totalmente equipado e autossuficiente, pois não há instalações no local.

O que levar para Kings Canyon

Como o clima é seco, roupas leves e frescas são ideais para o calor do deserto. Para as trilhas, proteja-se do sol, pois há pouca sombra na trilha que contorna o cânion. Leve também água, já que é recomendado ter alguns litros durante a trilha ao redor do cânion.

O que fazer em Kings Canyon

Se você estiver viajando para o deserto, manter-se fresco e confortável é essencial. Mesmo nos dias mais quentes, o clima é bem seco aqui em Kings Canyon. Você ficará mais confortável com roupas soltas e frescas.  

Se você estiver caminhando, certifique-se de estar bem protegido do sol quente. Você também precisará de um chapéu, pois há muito pouca sombra se você estiver caminhando na borda do cânion.

Você também precisará carregar vários litros de água se estiver caminhando pela Kings Canyon Rim Walk. Descobrimos que levar uma bolsa de água em uma mochila é a melhor maneira de carregar nossa água, junto com os lanches de caminhada tão importantes!

As moscas podem ser irritantes a qualquer hora na Austrália Central, então ter uma rede de moscas que caiba sobre seu chapéu é uma ótima ideia. Elas estão disponíveis para compra em quase todos os postos de gasolina ou lojas de conveniência da área.

O que fazer em Kings Canyon

Caminhada

A melhor maneira de ver o Kings Canyon é caminhando por ele, ou subindo e passando por cima dele. Há várias caminhadas para fazer no cânion:

Caminhada pela orla do Kings Canyon

A Kings Canyon Rim Hike é uma das nossas caminhadas favoritas em todo o país. Esta caminhada circular de 6 km é a melhor maneira de chegar perto do cânion. Fizemos esta caminhada três vezes no ano passado, mais recentemente fizemos para o nascer do sol, o que recomendamos fortemente.

A caminhada começa com uma subida de cerca de 500 degraus irregulares, o que parece difícil, mas há vários lugares para parar e descansar ao longo do caminho. As vistas são simplesmente incríveis conforme você sobe mais e mais no cânion.

Você encontrará dois desvios nesta caminhada, ambos com seções curtas de ida e volta de cerca de 600 metros. Recomendamos fortemente fazer ambos.  

Mirante de Cotterill

O primeiro, para o Cotterill’s Lookout, lhe dará algumas das melhores vistas do cânion a partir da borda. Você também atravessa uma pequena ponte sobre Priscillas Crack (que ficou famosa no filme Priscilla, Queen of the Desert) no seu caminho até este mirante.

Quando você descer deste mirante, mantenha os olhos abertos para as placas que apontam para as rochas onduladas que os geólogos dizem ser evidência de que esta área já foi o fundo do mar. Há um poema legal aqui de Judith Wright também.

Jardim do Éden

O segundo desvio desce para o Jardim do Éden. Você descerá alguns degraus de madeira em uma ravina e voltará para o outro lado antes de seguir para a direita para o Jardim. A vida vegetal e de pássaros nesta área é incrível. Embora você não possa nadar no poço d’água (por razões culturais), os povos indígenas dizem que não há problema em molhar o rosto para se refrescar. Achamos que o Jardim do Éden era um ótimo lugar para almoçar.

Depois de visitar o Jardim do Éden, você subirá mais algumas escadas de madeira e passará por um portão (que marca o fim do South Rim Walk vindo da outra direção) e caminhará ao longo do South Rim. Na verdade, acho que esse lado do cânion é ainda mais espetacular.

A vista do sol na parede íngreme é incrível.

Fizemos a caminhada completa da borda três vezes em nossas duas últimas visitas, a última vez fizemos isso no nascer do sol. Definitivamente vale a pena acordar cedo, desde que você tenha uma boa lanterna de cabeça para a subida. (O outro bônus de ir no nascer do sol é que você não consegue ver a altura dos degraus e o quão alto eles vão!)

Você deve reservar de 3 a 5 horas para esta caminhada. Esteja ciente de que em dias em que a previsão do tempo for acima de 36 graus, você precisa começar a caminhada antes das 9h.

Caminhada pela Margem Sul

Esta é uma caminhada mais curta, subindo e voltando para o mirante da borda sul. Esta é uma ótima caminhada para fazer ao nascer do sol, pois as paredes do cânion mudam de cor conforme o sol nasce. Quando visitamos em março, o sol estava nascendo bem no final do cânion.

Você deve reservar 2 horas para esta caminhada. Os degraus para cima não são tão íngremes quanto do outro lado. Há um portão na cabeça do cânion, pois não é permitido continuar e caminhar pelo circuito Rim Walk nesta direção.

Caminhada pelo riacho Kings Canyon

Esta caminhada fácil e graduada leva você para o cânion, ao longo do leito do riacho (geralmente seco). O contraste das árvores de goma verde com as pedras vermelhas é simplesmente lindo aqui.

Há uma plataforma no final com algumas escadas para subir para as melhores vistas. Esta é uma boa caminhada para fazer se você não estiver se sentindo bem para caminhar até a borda do cânion ou se tiver problemas de mobilidade. Famílias com crianças pequenas também podem aproveitar esta caminhada.

Seguro Viagem: Um Item Essencial

Outro ponto fundamental em viagens desse tipo é garantir que você tenha um seguro viagem confiável. No começo da nossa jornada pela Austrália, minha parceira e eu estávamos viajando sem seguro – sim, correndo riscos desnecessários em um país repleto de animais exóticos. No entanto, ao planejarmos nossos mergulhos, decidimos que, por ser uma atividade que pode afetar os ouvidos, era sensato adquirir um seguro que cobrisse “esportes radicais”. Após muita pesquisa, encontramos o seguro SafetyWing, que custava apenas AUD $95,66 por mês, oferecendo uma cobertura de até US $100.000.

E foi uma decisão acertada: depois de tantos mergulhos, minha namorada precisou consultar um médico por conta de problemas nos tímpanos. Graças ao seguro, não tivemos que desembolsar os mais de AUD $300 da consulta. O processo foi super simples: enviamos o comprovante da consulta e pronto.

Desde então, não viajamos sem o SafetyWing. Se você também quer segurança nas suas aventuras, clique aqui e tenha US $20 de desconto no seu seguro Nomad Insurance.

Atividades guiadas por Free Rangers no Kings Canyon

Se você estiver visitando Kings Canyon (ou qualquer um dos parques do NT) entre maio e agosto, confira as atividades guiadas gratuitas oferecidas pelos Parks Rangers. Fizemos algumas dessas atividades na Austrália Central. Nós realmente amamos a caminhada guiada com o guarda florestal em Kings Canyon. 

Experiência cultural aborígene de Karrke

Karrke Aboriginal Cultural Experience foi uma das melhores experiências que tivemos na Austrália Central! Os irmãos Peter e Natasha criaram uma experiência indígena autêntica nos arredores de Kings Canyon.

Nesta excursão imersiva de 1 hora, você caminhará de um abrigo sombreado para o outro enquanto aprende tudo sobre a cultura aborígene local. As demonstrações incluem bush tucker (comida), medicina do mato, armas de caça, pintura de pontos e outras artes, e um fogo sagrado.

Você pode tirar fotos, embora gravação de vídeo e voz não seja permitida. Achamos Peter e Natasha muito acolhedores, e eles ficaram felizes em responder a quaisquer perguntas que tivéssemos.

A estrada para Karrke não é pavimentada por alguns quilômetros. Não é necessário um 4×4, apenas vá devagar.

Voos panorâmicos de helicóptero

A Professional Helicopter Services oferece voos de helicóptero sobre o Kings Canyon. Esta é uma maneira espetacular de ter uma vista única do cânion.

Powered by GetYourGuide

Torres de iluminação no Kings Canyon Resort

Novidade para 2023, esta instalação de arte do renomado artista britânico Bruce Munro é uma experiência imersiva de som e luz com 69 torres de dois metros. As torres mudam de cor no tempo com a música composta por Orlando Gough.

Você pode reservar ingressos para visitar Light Towers ao nascer do sol, pôr do sol ou à noite, sendo o pôr do sol a experiência premium. Alimentos e bebidas estão incluídos no preço da sua experiência ao nascer do sol ou pôr do sol.

As torres de iluminação estavam sendo instaladas durante nossa última visita ao Kings Canyon em março de 2023, então ainda não as verificamos.

Informações essenciais para Kings Canyon NT

NOTA IMPORTANTE: A partir de 3 de abril de 2023, os visitantes do Watarrka National Park precisam de um Parks Pass . Os passes podem ser comprados online. (Moradores do NT não precisam de passe)

Dirigindo pelo Parque Nacional Watarrka de Kings Canyon

As estradas ao redor do Parque Nacional e do Kings Canyon Resort são todas seladas. O combustível está disponível no Kings Canyon Resort e na Kings Creek Station. Você deve ter cuidado ao dirigir ao amanhecer, ao anoitecer ou à noite devido à vida selvagem que se perde na estrada.

Comida e Água

Água potável está disponível no galpão de boas-vindas no início do Kings Canyon Rim Walk e outras caminhadas. Água também está disponível no Kings Canyon Resort, ou para compra na loja de conveniência do resort.

Há um restaurante no Kings Canyon Resort que é o único lugar para comer se você não estiver se auto-abastecendo. Nós jantamos lá várias vezes e, para ser honesto, a comida não era ótima em nenhuma das vezes que comemos lá.

Alimentos básicos e lanches estão disponíveis na loja de conveniência.

Há um ponto de despejo dentro do acampamento no Kings Canyon Resort.

Cobertura de telefone e internet

Há cobertura de telefone e internet ao redor do resort e também no Kings Canyon Carpark (de onde as caminhadas começam). Achamos que a internet no estacionamento era a melhor.

Há cobertura no resort, mas mesmo na baixa temporada fica muito congestionado e lento. Não conseguimos conectar ao wifi nas duas vezes que ficamos no Kings Canyon Resort nos últimos 2 anos.

Perguntas frequentes

Você precisa de um veículo com tração nas quatro rodas para visitar o Kings Canyon?

Você pode dirigir até Kings Canyon de Alice Springs ou Yulara/Uluru sem precisar sair da estrada asfaltada, então não é necessário 4×4. No entanto, esteja ciente de que se você estiver dirigindo de Alice Springs, o Google Maps provavelmente o direcionará para uma das duas estradas não asfaltadas. Você precisa dirigir para o sul até Ghan/Erldunda Roadhouse antes de virar para permanecer na estrada asfaltada.

Quanto tempo você precisa passar em Kings Canyon NT?

Recomendamos passar de dois a três dias no Kings Canyon. Um dia para fazer o Kings Canyon Rim Walk, outro dia para visitar o Karrke Aboriginal Cultural Experience e talvez fazer o Kings Canyon Creek Walk.

Se você tiver um dia extra (ou talvez bem cedo no dia da partida), fazer a caminhada na borda sul para ver o nascer do sol foi uma das nossas experiências favoritas no Kings Canyon.

Qual a distância entre Kings Canyon e Uluru?

A viagem de Kings Canyon a Uluru levará cerca de 3 horas. Você provavelmente vai querer parar no caminho para admirar o Monte Connor. Recomendamos o Curtin Springs Roadhouse – o hambúrguer vegetariano com batatas fritas é delicioso!

Qual a distância entre Kings Canyon e Alice Springs?

Há várias rotas para chegar a Kings Canyon a partir de Alice Springs. Veja os mapas acima para suas opções. Dirigir de Alice Springs até Kings Canyon na estrada pavimentada (via Ghan/Erldunda Roadhouse) levará cerca de 5 horas.

E aí, curtiu nossas dicas? Se gostou do conteúdo não deixe de dar uma olhada em outros artigos aqui no nosso blog, com certeza você vai encontrar dicas preciosa que vão fazer toda  a diferença no momento da viagem!

Compartilhe esse POST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar