Tudo o que você precisa saber antes de comprar um carro na Austrália

Quero compartilhar com vocês minha experiência sobre ter carro em Sydney e deixar uma série de informações para ajudar quem estiver pensando em fazer esse movimento.

O preço dos carros é muitas vezes tentador. Pode-se comprar um carro mais antigo em ótimo estado pelo preço de uma moto ou mesmo até de uma bicicleta. Só que dirigir em Sydney implica em:

  • Andar se arrastando pela ruas porque os limites de velocidade são baixíssimos e numa mesma via pode variar muito. Além de isso ser um saco, para tomar uma multa basta uma piscada de olho.
  • Tem câmera de monitoramento em tudo quanto é lugar, inclusive dedicadas a fotografar uso de celular.
  • Os valores da multas são exorbitantes e cada tipo de infração adiciona pontos no seu registro que ficam lá por 40 meses. De 12 pontos pra cima dentro de 3 anos a licença é suspensa. Não foram poucas as pessoas que conheci nessa situação, incluindo vários australianos.
  • Se você, como eu, mora na city, quando há vagas na rua os períodos são curtos e valor por hora caríssimo. Uma vaga de garagem dificilmente custa menos de A$60/w. Você pode conseguir uma permissão da prefeitura para parar de graça na rua que mora, mas se o apt/casa tiver registro de garagem, mesmo que alugada para outra pessoa, não será possível ter a permissão.
  • Qualquer serviço é muito, mas muito caro, e mecânicos aqui podem também ser muito desonestos. Isso explica a existência de muitos carros amassados (mesmo novos), com pintura queimada e faróis amarelados.
  • Até produtos básicos como fluidos (óleo, coolant) ou serviços como lavagem é bem caro.
  • Os tributos anuais são exorbitantes e correspondem a um valor significativo do preço do carro.
  • Acho que por causa disso tudo, os motoristas aqui são em geral muito estressados. Buzinam e batem-boca por qualquer motivo. Eu que trabalho dirigindo uma van, vejo confusão nas ruas todos os dias pelo motivos mais banais.

Se mesmo assim nada disso desanima de querer ter um carro, segue algumas dicas:

  • Quilometragem: Evite carros acima de 150.000km. O meu tinha 290.000km e estava incrivelmente perfeito, mas agências só compram se for pra desmanche e até pre vender pra particular é complicado. É tentador ter um carro de ano mais recente para poder ter alguns recursos mais modernos, mas em função do alto custo dos serviços, às vezes é melhor comprar um carro mais antigo em termos de ano e mais novo em termos de km.
  • Pegue a placa, marca e modelo para investigar o vencimento e valor da licença anual (REGO), preço do seguro obrigatório (Green Slip/CTP), preço do seguro privado e nada-consta (PPSR).
  • Evite carros com gaps no Logbook.
  • Verifique o estado dos pneus. Se os frisos tiverem menos de 1.5mm de profundidade, não passa na inspeção.
  • Cuidado com veículo muito potente. Eu tinha um Subaru Forester. Delícia de carro. Um foguete. Mas no final era 9km/l no máximo se dirigindo bem padrão, sem ar ligado e sem pegar muita ladeira.
  • Se puder, contrate um serviço de inspeção com algum mecânico particular ou alguma empresa que ofereça esse serviço pra encontrar indícios de problemas menos visíveis.
  • Não compre na correria. Eu acabei fazendo isso porque tinha perdido vários carros com ótimo preço que foram vendidos em questão de horas ou mesmo minutos. Aqui o povo compra de qualquer maneira. Muitos andam sem licença e vão usar o carro até virar uma lata-velha. Eu dei sorte, mas poderia ter tomado um baita prejuízo. Prefira um carro um pouco mais caro que por ter uma procura menor dará tempo para fazer as devidas pesquisas.

MINHA OPINÃO: Tudo depende das prioridades e estilo de vida de cada pessoa. Se não for essencial para trabalhar, não compre ou adie o máximo possível. O transporte público em Sydney é excelente se comparado à outras cidades no país e garanto que vai sobrar mais grana pra pegar um Uber, pagar um frete pra fazer mudança, ter uma casa melhor e/ou mais bem equipada, alugar um carro pra fazer uma viagem, renovar o visto, cuidar da saúde, se divertir um pouco mais, etc..

Deixo abaixo os termos relativos a esse universo e o que cada um significa:

REGO: Equivalente ao IPVA no Brasil. Pode ser pago por 12, 6 ou 3 meses. É calculado em função do peso do carro. O número do Rego é a placa do carro ou o VIN, que é a identificação única do veículo através de um número de 17 caracteres.

Para consultar o preço, acesse: https://www.nsw.gov.au/driving-boating-and-transport/vehicle-registration/fees-concessions-and-forms/vehicle-registration-fees

Para renovar, acesse: https://www.service.nsw.gov.au/…/renew-a-vehicle

PINK SLIP: É um vistoria técnica do carro exigida apenas em NSW para carros com mais de 5 anos. Não é possível renovar o REGO sem isso. Deve ser feita em oficinas credenciadas pelo governo. Estando tudo certo, a oficina notifica o governo e a pessoa fica liberada para renovar o registro do veículo. Se algum problema for encontrado, o dono do carro tem até 14 dias para resolver e voltar na mesma oficina sem custo.

Para ver as taxas e encontrar uma mecânica credenciada, acesse: https://www.service.nsw.gov.au/transaction/get-a-safety-inspection-report-pink-slip

GREEN SLIP (CTP): Equivalente ao seguro obrigatório DPVAT no Brasil. Tal como qualquer seguro, é calculado em função do perfil do usuário e de uso do veículo.

Para calcular, acesse: https://www.greenslips.nsw.gov.au/price-check

SEGURO: As seguradoras cobrem apenas danos ao veículo. O seguro pode ser apenas para danos a terceiros (Third Party) ou completo (Comprehensive). Fazer seguro é muito fácil. Não precisa de vistoria prévia e a apólice é feita online na seguradora da sua escolha sem intermediação de corretores. Será apenas necessário responder um questionário sobre tipo de carro, perfil de uso, perfil de usuário, tipo de pagamento por perda total (se valor de mercado ou valor acordado), valor a ser pago caso precise usar o seguro e se a oficina a ser usada para o conserto será indicada pelo segurado ou pela seguradora. Essas informações é que vão formar o preço do seguro, que pode ser pago em parcelas mensais e pode ser cancelado a qualquer momento.

Há também lance chamado cooling-off period, que é um prazo para começar a pagar o seguro. Não sei se todas oferecem isso. Na seguradora que eu fiz eram 21 dias. Dentro desse período o seguro já está valendo e pode ser cancelado sem precisar pagar nada caso não tenha sido necessário usar o seguro. Aí pode-se fazer uma nova apólice com o mesmo prazo e ficar nesse ciclo.

As maiores são NRMA e AAMI. Tem outras mais modernas como a Stella, Rollin, Youi, Bingle, que são essas empresas digitais, que e difícil falar com alguém. Elas tem até melhor reputação que as mais tradicionais, mas eu particularmente me senti muito confortável com a NRMA porque é muito fácil falar com alguém.

ROAD ASSISTANCE: Isso é o serviço para panes mecânicas, que pode envolver reboque, troca de pneu, troca de bateria ou alguma outra necessidade pontual que pode ser resolvida na hora ou ter o carro rebocado para uma oficina. É cobrado como um serviço a parte pelas seguradoras. Você pode optar por não ter, mas se o carro quebrar no meio da rua, ou pior ainda, da estrada, se prepare pra perder um dinheiro forte.

PPSR: Nada consta que informa se o carro está alienado, é roubado (stolen) ou dado como perda-total (written-off) pela seguradora. Nem sempre um carro de perda-total tá todo amassado. Pode por exemplo ter sido alagado, o dono deu um tapa e mesmo assim tá colocando pra vender mesmo sabendo que não pode mais ser registrado.

Para emitir o relatório, acesse: https://www.ppsr.gov.au/

LOGBOOK: Livro onde são registradas as manutenções. Deve ser prestado atenção se não existem buracos nos períodos de manutenção. O logbook diz quando foi feito, mas não o que foi feito. Tudo pode ser mascarado.

E aí, curtiu nossas dicas? Se gostou do conteúdo não deixe de dar uma olhada em outros artigos aqui no nosso blog, com certeza você vai encontrar dicas preciosa que vão fazer toda  a diferença no momento da viagem!

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