Aproveite os primeiros dias após a sua chegada na Austrália para tirar os documentos necessários e não ser pego de surpresa quando precisar deles no futuro, já que alguns podem demorar semanas para ficarem prontos.
Se você planejar direitinho, dá pra fazer tudo em um dia.
1 – Abra uma Conta no Banco
Se você não está vindo para Austrália somente para turismo e vai precisar movimentar ou receber dinheiro por aqui, a primeira coisa que você deve fazer é abrir uma conta no banco.
Os maiores bancos da Austrália são: Commonwealth, ANZ, Westpack e NAB.
É importante que você abra a conta somente depois de ter o visto aprovado, pois é necessário ir pessoalmente em uma agência do banco com seu passaporte para a conta ser ativada e você conseguir sacar o dinheiro.
2 – Aplique para o TFN (Tax File Number)
Se você pretende trabalhar na Austrália, você vai precisar do TFN que é tipo o nosso CPF, ele será o seu número de referência no sistema do governo para Tax (IRRF) e Super (FGTS).
É um dos primeiros documentos que o empregador vai te pedir.
Você pode aplicar online e vai receber o número pelo correio em até 28 dias após a aplicação. Por isso é importante aplicar o quanto antes.
Se você vai morar em um local temporário, coloque o endereço da sua agência ou de algum outro lugar que você poderá receber o documento pelo correio sem problemas.
Faça sua aplicação online AQUI.
Obs: Você tem que estar na Austrália para aplicar pro TFN.
3 – ID Australiana
Você vai precisar de identidade para entrar na maioria dos lugares que vendem bebida alcoólica na Austrália.
A carteira de motorista brasileira pode ser aceita em alguns lugares mas não é regra, muitos seguranças vão pedir seu passaporte.
Já dá pra imaginar que além de não ser prático andar com o passaporte pra cima e pra baixo, isso não é nada seguro! Muita gente perde passaporte na balada e depois tem a maior dor de cabeça pra tirar outro, além do custo.
A Austrália oferece a Proof of Age Card que qualquer pessoa que não tenha uma carteira de motorista australiana pode tirar. Cada estado tem uma ID diferente então confira no link o preço e onde tirar a sua.
links oficiais:
4 – Traduza a sua CNH
Se você tem a CNH brasileira e pensa em dirigir na Austrália, você precisa andar também com a tradução em inglês (ou a carteira internacional).
A tradução tem a mesma validade da sua carteira brasileira e será aceita enquanto você não for residente permanente da Austrália.
Quem é residente permanente tem 3 meses pra tirar a carteira australiana. (3 meses após a chegada na Austrália ou após a garantia do visto, o que acontecer depois)
Procure por um tradutor NAATI nos grupos do facebook. O preço médio é de $40 dólares.
Ou se não tiver muita pressa, use o serviço gratuito do Governo Australiano para até 10 documentos.
Se você está pensando em tirar a carteira australiana, você vai precisar de uma outra tradução feita por locais autorizados pelo RTA que é mais cara.
5 – Abra sua Conta do Superannuation
O Super pode ser comparado com o FGTS no Brasil. Os empregadores depositam 10.5% do valor do seu salário em uma conta escolhida por você ou se você não tiver uma, normalmente eles oferecem para abrir uma no seu nome.
Você pode solicitar o resgate desse dinheiro quando sair da Austrália permanentemente, ou se você se tornar residente permanente, quando você se aposentar.
O que acontece é que os fundos cobram taxas de manutenção e se você não escolher bem ou acabar abrindo várias contas no seu nome, pode ser que não sobre nada pra ser resgatado.
A maioria dos itens citados nesse post podem ser feitos de graça, então não deixe para depois!
E aí, curtiu nossas dicas? Se gostou do conteúdo não deixe de dar uma olhada em outros artigos aqui no nosso blog, com certeza você vai encontrar dicas preciosa que vão fazer toda a diferença no momento da viagem!