Durante a minha road trip pela Austrália, um dos momentos mais aguardados foi, sem dúvida, o mergulho na maior barreira de coral do mundo. Como é sabido, mergulhar na Austrália não é uma atividade barata, então, para reduzir custos, optamos por fazer um curso de mergulho avançado. Já éramos certificados, e essa se mostrou a alternativa mais econômica.
Escolhendo a Melhor Empresa de Mergulho
A forma mais tradicional de encontrar uma empresa confiável é, claro, pesquisando no Google. No entanto, desta vez o cenário foi um pouco diferente. A empresa com mais avaliações apresentava recentemente muitos comentários negativos, então acabamos escolhendo outra opção. O que nos convenceu foi a quantidade de mergulhos oferecidos em dois dias e meio a bordo do barco.
Optamos pela PRO DIVE Cairns, que oferecia um pacote de 11 mergulhos por AUD $1.040,00, além de uma taxa adicional de AUD $90,00 para o parque. O pacote incluía todas as refeições e um quarto compartilhado com duas camas. Ao compararmos com outras opções, percebemos que sairia cerca de AUD $500,00 para um único mergulho de um dia com instrutor e equipamento. Com a PRO DIVE, pagamos um pouco mais, mas conseguimos fazer nossa certificação avançada por um valor aproximado de AUD $102,72 por mergulho. Foi uma experiência cansativa, porém, valeu cada centavo.
No barco, éramos 26 pessoas e algo que nos surpreendeu foi o fato de, na Austrália, não haver instrutores para cada mergulhador. No início, pareceu uma ideia maluca, considerando que não tínhamos tanta experiência. Mas no curso avançado, você ganha mais autonomia e aprende a lidar melhor com as situações de navegação e possíveis problemas. Ainda assim, para quem precisa de mais orientação, a empresa fornece instrutores adicionais por um valor específico ou para grupos, como no nosso caso, em que tínhamos um instrutor para oito pessoas, garantindo que ninguém se perdesse do barco.
Os Pontos de Mergulho
Mergulhamos em quatro locais diferentes: Flynn, Thetford, Milln e Pellowe Reef, com aproximadamente três mergulhos em cada local, explorando pontos variados. Isso nos permitiu ver uma enorme diversidade de corais e vida marinha. Entre os destaques, tive o privilégio de avistar dois dos seres mais incríveis que já vi: uma tartaruga-de-couro, a maior do mundo, descansando em uma caverna, e um deslumbrante tubarão-leopardo.
No último dia, tivemos a oportunidade de mergulhar próximo à área de revitalização dos corais, onde montam pequenas “fazendas” para estimular o crescimento saudável dos recifes. Foi uma experiência fascinante. Para quem se interessa pelo tema, recomendo assistir ao episódio 3 da segunda temporada de Curta Essa com Zac Efron (Down to Earth with Zac Efron), que oferece um documentário completo sobre a Grande Barreira de Coral.
Seguro Viagem: Um Item Essencial
Outro ponto fundamental em viagens desse tipo é garantir que você tenha um seguro viagem confiável. No começo da nossa jornada pela Austrália, minha parceira e eu estávamos viajando sem seguro – sim, correndo riscos desnecessários em um país repleto de animais exóticos. No entanto, ao planejarmos nossos mergulhos, decidimos que, por ser uma atividade que pode afetar os ouvidos, era sensato adquirir um seguro que cobrisse “esportes radicais”. Após muita pesquisa, encontramos o seguro SafetyWing, que custava apenas AUD $95,66 por mês, oferecendo uma cobertura de até US $100.000.
E foi uma decisão acertada: depois de tantos mergulhos, minha namorada precisou consultar um médico por conta de problemas nos tímpanos. Graças ao seguro, não tivemos que desembolsar os mais de AUD $300 da consulta. O processo foi super simples: enviamos o comprovante da consulta e pronto.
Desde então, não viajamos sem o SafetyWing. Se você também quer segurança nas suas aventuras, clique aqui e tenha US $20 de desconto no seu seguro Nomad Insurance.
E aí, curtiu nossas dicas? Se gostou do conteúdo não deixe de dar uma olhada em outros artigos aqui no nosso blog, com certeza você vai encontrar dicas preciosa que vão fazer toda a diferença no momento da viagem!